O PODER ECONÔMICO E A SOCIEDADE MANIPULADA

collagepig_0

Só há democracia real com pluralismos, em todas as áreas de nossa sociedade. Sem pluralismo na mídia, dela estamos todos “reféns”.

Gerações inteiras estão sendo “manipuladas” pelo poder econômico. Estou me referindo à democracia política, pois democracia econômica e social têm outros pressupostos.

O poder econômico, retratado pelos grandes meios de comunicação de massa, influencia na formação da opinião pública e, indiretamente, acaba por acuar ou constranger grande parte do nosso Poder Judiciário. Por outro lado, os interesses do grande capital já estão inseridos nos Poderes Executivos e Legislativos, através do financiamento das campanhas eleitorais.

Entendemos que o nosso “cenário social” é bastante sombrio, pois estamos “cercados por todos os lados”. Caímos em uma perversa cilada e estamos “dominados” pelos grandes interesses econômicos nacionais e estrangeiros, que agora se utilizam da tecnologia para nos “alienar” ainda mais, mormente alienar as crianças e os adolescentes, que são “presas” fáceis dos “games” e filmes meramente comerciais.

Lamentavelmente, hoje é comum ver “robôs ou zumbis” caminhando pelas ruas e shoppings, “vidrados” nos seus celulares, que sempre trazem expostos em suas mãos, alimentando esse seu novo vício e realimentando suas perniciosas ansiedades.

Agora, mais do que nunca, com ajuda da grande imprensa, o poder econômico modela e formata a nossa sociedade, determinando nossos hábitos e comportamentos, nos impondo o que vamos ver, ouvir, gostar e consumir compulsivamente.

Produzir e consumir, eis o nosso “modelo de felicidade” …

Não demorará muito tempo para nos tornarmos uma sociedade de “marionetes”, de seres “idiotizados”.

O pior de tudo é que não vemos saída para este tenebroso futuro, senão através de uma drástica ruptura com este destrutivo modelo de sociedade, através de uma drástica ruptura com esta estrutura econômica e política hegemônicas, de forma que possamos ter, efetivamente, uma nova cultura e um novo homem, culto e crítico, inserido em uma sociedade generosa, democrática e fraterna.

AFRANIO SILVA JARDIM DO FACEBOOK ( BRASIL)

Afranio Silva Jardim, professor associado de Direito da Uerj. Mestre e Livre-Docente em Direito Processual (Uerj).

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s