PLANALTO APOSTA QUE QUESTÃO DE ORDEM VAI BRECAR TSE

Sessao_TSE_2-696x477

Na discussão das táticas para o julgamento de amanhã no TSE, advogados ligados ao Planalto estão concluindo que o mais acertado, para o presidente Michel Temer, será testar sua maioria no plenário com uma questão de ordem pedindo a retirada do processo dos depoimentos dos executivos da Odebrecht e dos marqueteiros João Santana e Monica Moura.

O argumento é que esses depoimentos não tem relação com o que pede a inicial do processo. Na prática, esvaziaria a ação de seu principal conteúdo, abrindo caminho para uma absolvição da chapa Dilma- Temer.

Segundo interlocutores dos advogados, o Planalto calcula que poderia ter até cinco votos favoráveis nessa preliminar, só não contando com os do relator Herman Benjamin e da ministra Rosa Weber. Além de enfraquecer a acusação, a questão de ordem daria mais tempo ao governo, já que Benjamin, com a retirada desses depoimentos dos autos, teria que refazer o seu voto – que todo mundo sabe ser pela condenação.

Só falta combinar com os russos – que, neste caso, estão espalhados por todos os cantos. Há quem defenda que Temer, se sentir ter maioria para a questão de ordem, trabalhe para passar logo para a votação do mérito que pode absolvê-lo já nesta semana.

Sob esse ponto de vista, o tempo corre contra o presidente da República, sobretudo diante da possibilidade de a PGR – que está trabalhando numa denúncia ao STF – ter outras gravações e elementos contra ele que podem ser divulgados a qualquer momento. Sem falar na imprevisibilidade do principal dos russos, o ex-deputado Rocha Loures, que vai depor já na quarta-feira e pode decidir-se por uma delação premiada.

HELENA CHAGAS ” BLOG OS DIVERGENTES” ( BRASIL)

 

Helena Chagas
Jornalista, formada na Universidade de Brasília em 1982. De lá para cá, trabalhou como repórter, colunista, comentarista, coordenadora, chefe de redação ou diretora de sucursal em diversos veículos, como O Globo, Estado de S.Paulo, SBT e TV Brasil (EBC). Foi ministra chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República de janeiro de 2011 a janeiro de 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s