A MORTE DO JORNALISMO NA TV

 

Nos primórdios da teve aberta, o jornalismo era praticado com
heroísmo e criatividade. Nessa época,ainda não havia as redes nacionais. E os talentos de cada unidade da federação podiam experimentar diversas formas de propagar as notícias.

Com o surgimento das redes, primeiramente com a Tv Tupi e depois com a Rede Globo, surgiu a necessidade criar um modelo que fosse capaz de manter o grande público informado permanentemente. O inventor foi o jornalista Armando
Nogueira, da Rede Globo, com anuência e incentivo de José Bonifácio Sobrinho, o Boni.

Por este manual, todos os programas jornalísticos deveriam dar as mesmas informações em todas suas edições ao longo do dia, já que o telespectador nem sempre estava diante da tela no momento em que o fato fosse divulgado em tempo real.

Os tempos mudaram. Surgiram a internet, os celulares, os smartfones, as redes sociais, o whatsApp, os aplicativos e as novas formas do cidadão se informar em tempo real, e o jornalismo das redes abertas continua o mesmo do passado.

Como os jornalistas perderam o hábito de frequentar as ruas, confiando nas informações que recebem via internet e celulares, ele não percebem que o cidadão está cansado de ver os mesmos personagens e as mesmas informações 24 horas martelando sua cabeça.

O telespectador não aguenta mais ouvir falar de corrupção, deslizes de políticos, suspeitas sobre o presidente da República, Sérgio Moro, o teatro do Salão Verde com os deputados repetindo frases feitas, cerimônias hipócritas do Supremo Tribunal Federal e guerras fracticidas entre políticos sem credibilidade.

Mudar a forma do jornalismo da tv aberta, sem mexer no conteúdo, não vai recuperar a audiência que está migrando para outras plataformas. O que pode ser comprovado pela queda constante na audiência dos programas jornalísticos.

PATRICIO BENTES ” ALLTV” ( BRASIL)

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s