BRIZOLA EM 1985 PEITOU O CARTEL DOS ÔNIBUS DO RIO DE JANEIRO

em-1985-brizola-encampou-as-empresas-de-onibus_dR9HoNy
REPRODUÇÃO JB
A prisão do megaempresário do setor de transporte do Rio Jacob Barata, e as revelações da investigação sobre o esquema de corrupção envolvendo o governo e as empresas de ônibus, estarrecem pelo volume de dinheiro e pelo tempo que o esquema durou no estado.

Em 1985, o então governador do Rio Leonel Brizola anunciava o encampamento de 1.817 ônibus no estado, desapropriando 16 empresas. O objetivo era justamente fazer uma auditoria por fiscais da Secretaria de Transporte. O secretário Brandão Monteiro afirmou que a ideia era oferecer uma tarifa mais justa e um serviço de melhor qualidade.

Ao anunciar a medida, Brizola fez questão de frisar que estava apenas defendendo a população do cartel formado pelas empresas e ressaltou que não pretendia destruir a participação da iniciativa privada no sistema de transporte de ônibus.

A tônica dos argumentos de Brizola, na ocasião, era de “maior controle”, “eficácia” e “poder de decisão” do Estado numa concessão que vinha sendo operada de forma “predatória” pela iniciativa privada.


Reportagem do ‘JB’ anunciando a medida tomada por Brizola (Reprodução)

Em tempo: depois, eleito pelos militares, o gatinho angorá desencampou as empresas de ônibus, que passaram a desfrutar de muito prestígio nos gabinetes mais escuros do Palácio Guanabara. Onde, mais tarde, Serginho Cabral reduziu ainda mais a luminosidade. – PHA

Em tempo2: ah, que saudades do Brandão Monteiro! Que homem publico de valor!

“CONVERSA AFIADA ”  COM FERNANDO BRITO “BLOG TIJOLAÇO” ( BRASIL)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s