A VOLKS DO BRASIL PRENDEU E TORTUROU DENTRO DE SUA FÁBRICA E A MATRIZ ALEMàSABIA

KOmbi Samba AVA01.jpg

Documentário feito na Alemanha revela que a filial da Volkswagen no Brasil cooperou mais com a ditadura do que se imaginava; assista à íntegra

A Volkswagen foi uma das centenas de empresas que apoiou o golpe militar em 1964, beneficiou-se da ditadura. Mais do que isso, a montadora monitorou funcionários e permitiu que a polícia entrasse em suas dependências para prendê-los e torturá-los ali mesmo.

Este é um fato conhecido no Brasil há alguns anos. Trabalhadores que foram vítimas de perseguição na Volkswagen já fizeram denúncias. O que o documentário – “Cúmplices? A Volks e a ditadura militar brasileira” – .traz de novidade é: a sede da empresa, em Wolfsburg, na Alemanha, sabia do envolvimento da filial na repressão.

lucio-bellentani-ficha-dops-500x281

Ficha do ferramenteiro Lúcio Bellentani no Dops

“Eu estava trabalhando ali numa seção, na ala 4. E 11h30 da noite, fui surpreendido, estava na bancada, quando encostaram o cano da metralhadora nas minhas costas, me algemaram e já fui conduzido para o departamento pessoal da Volkswagen. No ato da prisão estavam dois policiais no Dops, que eu fiquei sabendo depois que eram do Dops. E seguranças da fábrica”, contou o ferramenteiro Lúcio Bellentani, uma das vítimas, em entrevista ao Nocaute.

Clique aqui para assistir à reportagem completa.

No dia 9 de agosto, quarta-feira, haverá uma exibição pública do documentário na Câmara dos Vereadores de São Paulo, com a presença de vítimas da Volks.

A Volkswagen não foi a única. A perseguição de trabalhadores dentro de empresas durante a ditadura foi tema de um dos capítulos do relatório da Comissão Nacional da Verdade, assinado pela advogada Rosa Cardoso. E o Ministério Público investiga, desde o final de 2015, a colaboração da montadora com a repressão.

O documentário foi produzido pela TV Pública Alemã e dirigido por Stefanie Dodt e Thomas Aders.
Assista abaixo:

 

PUBLICADO NO BRASIL PELO ” BLOG NOCAUTE”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s