A FOTO OFICIAL DO DORIAN GRAY DA REPÚBLICA DO PMDB

MichelTemer_Foto_Oficial-696x489

 

“O apaixonado começa iludindo-se a si próprio e acaba enganando os outros”.
Trecho de O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde

Um ano e meio após assumir o Planalto, e a um ano de deixar o poder, o presidente Michel Temer finalmente tem uma foto oficial. Sim, uma foto para a galeria de presidentes da República – quarenta e dois homens e uma mulher. Sem faixa presidencial, com uma bandeira ao fundo, livros encadernados numa estante, uma das mãos no bolso – na linguagem corporal clássica, só rivaliza com braços cruzados para simbolizar insegurança – e outra escorada sobre a mesa, aliança à mostra. Terno escuro, gravata listrada azulada, sóbria. E um sorriso que desencorajaria Leonardo da Vinci a pintar sua Monalisa enigmática. A imagem é a primeira de um presidente brasileiro a usar o plano americano – enquadramento em que se mostra a pessoa dos joelhos para cima. Bem ao estilo ianque. O último presidente a posar sem faixa foi Itamar Franco, outro interino, que assumiu após um impeachment – em circunstâncias bem diferentes, como todos sabem e a história registrará.

Em janeiro, um retrato de Temer usando a faixa chegou a ser divulgado pelo Palácio do Planalto, mas apresentado como uma “versão preliminar”. A nova foto, feita na biblioteca do Palácio da Alvorada em maio, ficou estocada esperando a Câmara sepultar, ao preço que hoje se conhece, as duas denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República contra Temer. O Legislativo ficou cinco meses ocupado com a discussão das denúncias, e a foto esperando o destino do seu retratado. Ele ficou, a foto saiu. Esclareça-se que o talentoso fotojornalista Beto Barata, autor do retrato e um dos profissionais que servem à Presidência, não tem nada a ver com isso e fez o seu trabalho.
________________________________________
Leia mais: Impopular também nas redes sociais, Temer lança plano para se salvar

A princípio, a fotografia não será distribuída para órgãos do governo e repartições. No entanto, estará disponível para download no portal do Palácio do Planalto e perfil da Presidência no Flickr. O retrato também não deve ser colocado na galeria dos presidentes no andar térreo do Planalto. Somente os ex-governantes contam com as respectivas fotos oficiais no local. Até virar ex-presidente, Temer poderá continuar a construir o que chama de legado, custe o que custar. Como no Retrato de Dorian Gray, clássico de Oscar Wilde, que apresenta a história da corrupção moral por meio de esteticismo, o importante, afinal, é estar bem na foto.

RICARDO MIRANDA ” BLOG OS DIVERGENTES” ( BRASIL)

 

TEMER FALOU COMO NUNCA NA FOTO OFICIAL

Retrato presidencial tem simbologia e recados

Presidente quis foto em pé, de corpo inteiro

A semiótica é uma ciência que procura desvendar os símbolos e o que eles tentam ou tentaram traduzir. Como semiólogo, certamente sou um desastre. Mas convido o leitor a um passeio a uma semiologia de segunda classe, a bordo da nova foto oficial do presidente Temer.

Fotos oficiais –sobretudo presidenciais– são tudo, menos obras do acaso. Tudo ali está a serviço de um código, de um significado para ser transmitido para seu tempo e para essa substância difusa e etérea, essa abstração maluca que chamamos de “História”.

O presidente Temer “falou” como nunca em seu retrato. Há muitos elementos simbólicos ali. Note-se que a imagem é o primeiro feito depois da sua confirmação definitiva como presidente, após a dupla tentativa de afastamento que ele, hábil e engenhosamente, aniquilou com sua articulação parlamentar.

E o que retrata o retrato do presidente? Primeiro uma novidade na história da República: um enquadramento totalmente diferente de todos os antecessores. Ou seja, ao menos fotograficamente, Temer quer ser visto de uma maneira diferente de todos os demais. Fotograficamente, uma grande ambição. Será a tradução de uma ambição histórica também?

E qual é essa diferença: Temer é o primeiro presidente que aparece ereto, de corpo inteiro. Os demais mostravam o busto, um plano mais aberto vá lá, mas quase o corpo todo é novidade. O que isso pode dizer? Que ele ocupa na plenitude o espaço do poder presidencial? Bem, a nomeação do novo chefe da Polícia Federal confirma essa hipótese: sim, Temer é um presidente que “usa a pista toda”.

Já reparou que entre tantos fundos da biblioteca o presidente foi posar justamente no que tem livros levemente avermelhados? Pode ser uma pequena ironia dizer que os vermelhos ficaram no fundo da cena?

 

Outro detalhe: ele não enverga a faixa presidencial. Todos os outros presidentes da nova República, à exceção de Itamar, usaram o adorno verde amarelo cruzando o peito. O cenário da foto também fala: é uma foto interna. É um presidente de gabinete, intramuros. Somente os dois presidentes petistas, Lula e Dilma, tiveram fotos presidenciais ao ar livre. Coerentes com líderes que tinham o discurso de virem das ruas, das massas.

Muitos presidentes tinham nada –isso mesmo– nada como fundo de suas fotos. Eles eram a única informação, o centro de tudo. Nada competia na cena para desviar a atenção deles. No caso de Temer, constitucionalista, o cenário é o mesmo de seu conterrâneo de política Fernando Henrique Cardoso, sociólogo e intelectual: a biblioteca do Palácio da Alvorada. Temer procura transmitir ilustração.

A bandeira nacional aparece ligeiramente no fundo, mas o grande detalhe da foto presidencial de Temer é sua mão esquerda apoiada sobre a mesa. A mensagem é dúbia, mas o sentido é o mesmo: o presidente está ereto, reto, mas precisa de um calço. E o calço é a mesa presidencial, onde está alojada a sua caneta.

O presidente “diz”: “Estou de pé porque me apoio no Poder presidencial. Não tenho voto do povo, apoio da mídia, aplausos (ainda), mas tenho a caneta. E me apoio nela. E ela me pôs de pé. Não preciso de me jactar de ser presidente, de vestir faixas presidenciais. Minha vaidade não é a de mostrar que sou presidente. É exercer a Presidência na plenitude do poder presidencial”.

Se a foto falasse, poderia ser algo assim.

(Ah, sim: a mão no bolso direito diz que o presidente está se sentindo muito bem na foto…).

MARIO ROSA ” BLOG PODER 36)” ( BRASIL)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s